14.9.10

O que é MDF? E MDP? Saiba mais sobre esses materiais e suas aplicações.

MDP significa Medium Density Particleboard ou, traduzindo, Painel de Partículas de Média Densidade. MDF significa Medium Density Fiberboard ou, Painel de Fibras de Média Densidade. Tanto o MDP como o MDF são painéis produzidos a partir de madeira e resinas, e ambos são amplamente utilizados pelas marcas top de linha na fabricação de móveis.


MDF: É um painel de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos.
Para obtenção das fibras, a madeira é cortada em pequenos cavacos e em seguida triturada. O MDF possui consistência e algumas características mecânicas que se aproximam da madeira maciça, caracterizando-se por possuir boa estabilidade dimensional e grande capacidade de usinagem.




MDP: É um painel de fibras de madeira, assim como o MDF.
O MDP é resultado de investimento em novas e avançadas tecnologias de produção. Para a obtenção da chapa utilizam-se prensas e classificadores de partículas, associados a utilização de resinas de última geração. Por isso o MDP pertence a uma nova geração de painéis de madeira, industrializada com características superiores e totalmente distintas dos painéis de madeira aglomerada de antigamente.




Diferenças entre MDF e MDP 
No painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas na superfície e as mais grossas no miolo.
Já no MDF, aglutinam-se fibras de madeira, porém, ambos são classificados como painéis de media densidade.




Principais Aplicações do MDF e MDP
MDF - portas usinadas baixo relevo, arredondadas, baixo relevo para revestimento PET, fundos de móveis, frente de gavetas, laterais de gavetas e fundo de gavetas.


MDP - para laterais, divisórias, prateleiras, portas retas, fundo de móveis, frente, laterais de gavetas, tampos retos, tampos pós formados, base superior e inferior. O MDP é indicado para produção de móveis de linhas retas ou formas orgânicas, que não exijam usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário