15.6.12

Tirando a fralda do bebê

Não adianta se precipitar e querer que seu filho saia das fraldas até 1 ano de idade, viu?! Uma criança nessa idade não tem maturidade fisiológica nem psicológica pra sair das fraldas, sem falar que esse treinamento não traz benefício algum para o bebê. 

"Você pode até condiciona-lo a usar o toalete, mas não significa que ele entenda o que está fazendo", afirma o pediatra Roberto Bittar. Quem é tirado das fraldas antes do tempo pode apresentar desde problemas orgânicos, como fazer cocô na roupa ou em lugar inapropriado (encoprese), até emocionais, como baixa auto-estima. "Nessa idade, a criança está muito vulnerável à percepção externa sobre a própria imagem. Imagine se ela está sem fralda, porque a tiraram antes do tempo, e faz xixi na roupa? Vai ser motivo de vergonha e constrangimento. Podendo até gerar bloqueios emocionais sérios", dia a pediatra Maria do Carmo Barros de Melo. O melhor mesmo é respeitar o tempo e o desenvolvimento do seu bebê e ter paciência no processo.

Não adianta se precipitar. "Só comece o treinamento do seu filho se você perceber que ele está maduro. Assim, o aprendizado tem mais chances de acontecer com tranquilidade, apesar das trovoadas", diz a pediatra Gelsomina Colaruso Bosco. E como a gente sabe que chegou a hora? As crianças costumam deixar a fralda do dia, em média, a partir dos 2 anos e meio. Na prática, seu filho dá sinais de que está pronto se demonstra desconforto ao sujar a fralda ou avisa quando fez xixi ou cocô. Se esse tempo não for respeitado, vai correr o risco de enfrentar muita roupa molhada por meses a fio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário