18.5.12

Não deixe seu filho pegar a SUA gripe!!


Oii, já pararam pra pensar que sempre que faz um friozinho a gente 'envelopa' a criançada pra não pegar vento, friagem, não ficar gripado...
Só que nesse desespero danado pra proteger o filhote alguém se lembra que também tem que se cuidar pra não ficar doente? Pois é, na maioria das vezes não.
Então se você, assim como eu, já tá sentindo os sintomas da gripe chegando, siga esses 9 passos pra proteger sua família:

1- Evite contato excessivo
Normalmente, a gripe é transmitida até 5 dias depois do início dos sintomas. Nesse período, tente não beijar demais a criança. É duro, mas é por pouco tempo. Depois você mata a saudade. 

2- Lave as mãos 
Quando você espirra ou tosse, o vírus pode ficar instalado na sua mão. Por isso, os médicos aconselham lavá-las sempre, principalmente antes de pegar a criança. 

3- Abra a janela 
Você e seu filho estão em um ambiente fechado? Agasalhe-o e deixe portas e janelas abertas. Se for levá-lo à escola, por exemplo, abra o vidro do carro do seu lado. 

4- Mantenha a distância 
Se precisar dormir no mesmo cômodo da criança, coloque a cama dela a uma distância mínima de 3 metros. Assim, minimiza o risco de as gotículas com o vírus atingi-la. 

5- Não deixe o vírus se espalhar 
Depois de usar lenços de papel para assoar o nariz, jogue-os no lixo imediatamente. Também não coma no mesmo prato ou use o mesmo copo do seu filho.

6- Use máscara se estiver amamentando 
Ainda não se sabe se a gripe pode ser transmitida pelo leite materno, portanto, se seus sintomas não forem muito graves e o pediatra do seu filho liberar, pode continuar amamentando durante a doença. Nessa fase, é aconselhado usar uma máscara de proteção, daquelas vendidas em farmácias. Isso diminui os riscos de o bebê ser contaminado. 

7- Considere tomar remédio 
Já existem no mercado algumas opções de medicamentos que melhoram o sintomas da gripe. Se quiser tomá-los, consulte um médico. Só ele pode receitar o melhor tipo para você. 

8- Descanse 
Para a doença ir embora mais depressa, a receita não muda: repouse, beba muito líquido e alimente-se bem. O resto é questão de tempo... 

9 – Vacine-se 
A principal maneira de evitar que a gripe pegue você de novo é estar imunizado contra ela. Se o seu filho for maior de 6 meses, ele também pode ser vacinado. Fale com o pediatra da criança.


2 comentários:

  1. Ai eu passei por isso a um tempinho, as pessoas me chamavam de exagerada, mas só quem é mão sabe o sufoco!
    bjO

    ResponderExcluir
  2. é verdade! quando a gente tá gripada tuudo o que a gente não quer é que as crianças peguem!! dá a impressão que elas sofrem mais com a gripe :/

    ResponderExcluir