28.4.12

Chuva?! Oba!!

Olá meu povo! Hoje tá chovendo muito por aqui... olhei pela janela de manhã e lembrei do quanto eu gostava dos dias de chuva quando era pequena. Então, como não é só aqui na minha terrinha que anda chovendo meio direto, eu vou dar umas dicas de brincadeiras pros dias de chuva, pra alegria da criançada (e dos adultos também, pois dá pra família inteira brincar!!)

  • Pintura – Forre um lugar com jornais velhos e espalhe cartolinas, ou folhas de A4 para as crianças fazerem pintura a dedo com tinta guache. Depois da bagunça, uma boa folia no chuveiro encerra a brincadeira.
  • Farra na cozinha – Quem disse que lugar de criança não é na cozinha? Façam biscoitos caseiros, bolo de caneca, chocolate quente, brigadeiro de colher ou o que mais vocês gostarem para lanchar numa tarde fria e chuvosa.
  • Jogos de tabuleiro – O jogo de tabuleiro desenvolve habilidades que serão exigidas na vida adulta. Cooperação, criatividade, persistência, ética e respeito ao próximo são algumas delas. De acordo com a faixa etária das crianças, escolham jogos que envolvam todos os membros da família. Muito melhor que ver TV, garanto.
  • Contação de histórias – Não deixe para contar histórias à noite, quando já estiver cansada. Aproveite fantoches, bonecos de papel, brinquedos das crianças ou o que mais estiver à mão para incorporar os personagens. Faça vozes engraçadas e diferentes para cada um deles. Se seus filhos forem maiores, improvisem um teatrinho.
  • Acampamento na sala de estar. Com alguns lençóis velhos e cadeiras ou sofá para apoio, dá pra fazer uma cabana no meio da sala de estar. Se for à noite, melhor ainda, dá pra acender lanternas e fingir que se está num acampamento. Brincar de sombras com a lanterna também é muito legal.
  • Corrida de caixa. Se você tem um corredor em casa ou no apartamento, pode fazer essa divertida corrida de caixa. Uma caixa de papelão grande dessas de supermercado teve destino mais nobre que a lixeira. Uma tira de tecido velho, que tinha sido resultado do encurtamento da barra de um vestido, serve de base para contornar a caixa e puxar o “carrinho”. Dentro da caixa, apenas uma pequena almofada para tornar mais confortável a brincadeira. Uma de cada vez, as crianças se revezam para puxar no corredor, à “alta velocidade”.
  • Salão de beleza - Para quem tem meninas, brincar de salão de beleza é diversão garantida. Penteados, maquiagem, unhas enfeitadas. Para fazer florzinha na unha, use o palito de dente com a ponta melada em esmalte vermelho ou pink.
  • Desfile de fantasias – Invente moda com roupas velhas suas e de seu marido. Elas podem se transformar em belas e engraçadas fantasias paras as crianças, que adoram imitar os pais. Você incorpora o fotógrafo, eles os modelos, tire várias fotos e guarde esse momento especial. Boas peças são chapéus, lenços, saltos altos, saias, vestidos, camisas, cintos etc.
  • Karaokê – Você não precisa ter o aparelho de karaokê para que a brincadeira seja divertida. Alguém liga o som, interrompe uma música, e o “cantor” continua a partir dali. Depois, é só conferir se ele acertou. Geralmente, a brincadeira rende muitas gargalhadas.
Beijos, boa diversão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário