21.11.11

Obesidade infantil é prevista através de comportamento da mãe na gravidez.

Olá pessoal! lendo uma matéria super interessante pude ver algo do qual até eu desconhecia, estudos comprovaram que a obesidade de uma criança tem muito mais a ver com o comportamento da mãe durante a gestação, do que o que acreditamos ser o motivo que leva a isso: comida
Foto: Reprodução
A equipe mediu o índice de massa corpórea (IMC) das crianças e as dividiram em três grupos: as que tinham um IMC baixo e estável, as que tinham um índice moderado e as que tinham um alto e que ainda crescia. 
Pesquisadores mostram que a possibilidade de um bebê se tornar obeso é muito maior quando a mãe engorda muito durante a gravidez e com o tabagismo. Até uma certa idade todas as crianças que foram analisadas obtinham um índice de massa corpórea relativamente parecido. Mas após um período, foi possível observar que as crianças que tinham mães que fumaram durante o período da gravidez ou engordaram muito na gestação, tiveram filhos com um índice de IMC mais alto com o tempo que poderiam levar à obesidade, o tabagismo e o ganho de peso da mãe tiveram maior importância na condição na saúde e futura condição física do bebê do que o peso no nascimento.

Os fatores de risco, no entanto, não são as causas diretas do desenvolvimento da obesidade infantil e para confirmar esse fato mais pesquisas serão necessárias. "O estudo mostra que o comportamento materno afeta o desenvolvimento da obesidade em crianças, mas ainda é preciso ver de que forma a família terá que intervir para prevenir a doença", afirma Pryor. 
Fonte: Uol

Falando em tabagismo na gravidez, além do problema de obesidade há outros milhares de problemas que podem ocorrer com a saúde do bebê.

  • As gestantes que fumam tem um risco maior do descolamento precoce da placenta, ruptura prematura da bolsa e parto prematuro.
  • Maior possibilidade de aborto espontâneo e sangramentos durante a gravidez. 
  • Fumar durante a gravidez causa danos à inteligência da criança e no desenvolvimento da massa cefálica quando em formação.

2 comentários:

  1. Eu tinha visto isso no site do bebê... falando sobre a hipoglicemia q dava nos bebês com mães diabéticas e que os bebês ficam obesos, mais você explicou muito melhor...
    Ainda bem q eu nem fumo e nem engordei muito durante a gravides

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    É otimo, melhor ainda é saber que estamos saudaveis e que o nosso bebe tbm

    ResponderExcluir